Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/45
Título: Efeitos do Qigong na Pressão Arterial e na Qualidade de Vida em Pacientes com Hipertensão Arterial Essencial
Autor(es): Ladeia, Ana Marice Teixeira
Peixinho, André Luis
Oliveira, Eloína Nunes de
Franco, Tânia Maria de Almeida
Livramento, Gutembergue Cruz do
Palavras-chave: Medicina Chinesa
Qigong
Hipertensão
Exercícios terapêuticos chineses I
Data do documento: 2011
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é caracterizada pelo aumento dos níveis pressóricos sendo considerada um dos mais frequentes agravos à saúde além de estar associada a um aumento da mortalidade por doença cardiovascular (DCV). Apresenta custos muito elevados de tratamento, sendo considerada um importante problema de saúde pública. Qigong é uma prática de exercícios pertencente à Medicina Tradicional Chinesa que tem sido usada clinicamente para prevenir e curar doenças assim como promover e manter a saúde. Objetivo: Avaliar o efeito da prática do Qigong nos níveis da pressão arterial e na qualidade de vida de indivíduos com hipertensão arterial essencial. Métodos: Foram selecionados e randomizados 22 indivíduos hipertensos medicados mas sem controle adequado da pressão arterial, entre 18 e 65 anos, na cidade de Salvador, Brasil. O Qigong foi aplicado no grupo teste (n=11) durante 08 semanas em 03 sessões semanais com duração de 40 minutos. O Questionário Minichal foi utilizado para mensurar qualidade de vida antes e após o Qigong. A técnica utilizada foi o Taiji Qigong de 18 passos. O grupo controle e teste permaneceram durante este trabalho com as mesmas atividades que tinham anteriormente. O grupo controle participou de todos os eventos do grupo teste a exceção da prática do Qigong. Resultados: No grupo teste houve redução da pressão arterial sistólica (PAS) de 153,54±13,38 mmHg para 128,00±19,55 mmHg (16,50%); p=0,001. Houve tendência a redução da média da pressão arterial diastólica (PAD) de 92,82±8,73 mmHg para 85,90±12,02 mmHg (7,44%); p=0,06. Na avaliação da Qualidade de vida, observou-se melhora de 87,34% (p=0,007) nos aspectos mentais e de 89,01% (p=0,001) para aspectos físicos. No grupo controle não houve alterações significativas para nenhuma das variáveis analizadas. Conclusão: A prática regular do Qigong reduziu os níveis de pressão arterial e melhorou a qualidade de vida em pacientes hipertensos, sugerindo que essa atividade física e mental possa ser considerada uma técnica eficaz no tratamento da HAS essencial.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/45
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gutembergue Cruz do Livramento.pdf730,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.