Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/451
Título: Qualidade de via em pacientes pós cirurgia cardíaca - revisão de literatura
Autor(es): Marcelo, Letícia Vieira
Veigas, Rafaela Brito
Alcântara, Patrícia
Ferreira Neto, Fleury
Palavras-chave: Qualidade de vida
Cirurgia cardíaca
Pós cirurgia cardíaca
Data do documento: 2015
Resumo: Introdução: As cirurgias cardíacas em geral, causam complicações pós-operatórias relacionados ao prejuízo físico e psicológico dos pacientes e sua qualidade de vida, conceituada como a autoestima e o bem-estar pessoal, sendo que a avaliação da mesma é uma ferramenta interessante de investigação em pessoas que sofreram a intervenção de algum tipo de doença ou tratamento e a partir da avaliação dos mecanismos que incidem de forma negativa na qualidade de vida, é possível o planejamento de intervenções psicossociais que levem a um maior bem-estar. Objetivo: Analisar através de estudos a qualidade vida em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Metodologia: Foi realizado um estudo de revisão de literatura, sobre o tema qualidade de vida em pacientes pós-cirurgia cardíaca, com a pesquisa de produções científicas nos bancos de dados Scielo, Biblioteca Virtual, de Saúde, PubMed, dentre os anos de 2005 até 2015. Sendo utilizando os descritores e analisados primeiramente através dos resumos para serem selecionados. Resultados: Foram incluídos 20 artigos, sendo os critérios de inclusão, artigos originais, realizados em pacientes adultos submetidos a procedimentos de cirurgias cardíacas. Foram excluídos estudos de revisão de literatura, revisão sistemática, estudos que não apresentaram os artigos na íntegra disponíveis, e artigos que não avaliaram a qualidade de vida dos indivíduos. Conclusão: Pode-se observar grande influência desses procedimentos na qualidade de vida, sendo que os estudos destacaram maior impacto sobre os aspectos físicos e sociais, e esses pacientes apresentaram recuperação e melhora da qualidade de vida num médio período de tempo após o procedimento.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/451
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo 13.09 (alterando) (2).pdf137,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.