Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4578
Título: Acidente cirúrgico envolvendo terceiros molares: relato de caso clinico
Autor(es): Campos, Jaily Leite
Palavras-chave: Terceiro molar
Prevenção de acidentes
Segurança do Paciente
Data do documento: 9-Jul-2020
Resumo: No exercício da Odontologia, o cirurgião dentista se depara com diversas situações de acidentes e complicações durantes procedimentos cirúrgicos. Existe uma variedade de acidentes cirúrgicos e, dentre eles, os mais comuns estão relacionados a remoção cirúrgica de terceiros molares. Uma estratégia importante para prevenir tais acidentes é a realização de exames complementares que, associados ao exame clínico fornecem dados capazes de trazer o máximo de informações do caso a ser executado, sendo o exame radiográfico o procedimento de diagnóstico por imagem mais comumente utilizado. O presente trabalho se justifica pela necessidade de orientar os profissionais quanto à necessidade de garantir a segurança em procedimentos cirúrgicos visando prevenir a ocorrência de situações de acidentes e complicações durante as cirurgias, principalmente as de exodontia de terceiros molares. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de caso e revisar a literatura acerca das intercorrências envolvendo terceiros molares abordando sobre os métodos de diagnóstico por imagem e os aspectos legais e jurídicos que podem contribuir para a maior segurança nos procedimentos cirúrgicos. Através do resultado clínico foi possível observar que acidentes fazem parte da rotina odontológica, mas podem ser minimizados através de um adequado planejamento e um acidente cirúrgico como a exodontia equivocada pode ser solucionada através do acompanhamento e proservação do caso.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4578
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAILY LEITE CAMPOS.pdf828,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.