Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4581
Título: Ganho de tecido ceratinizado com enxerto de mucosa mastigatória - relato de caso
Autor(es): Gonçalves, Catharina Rodrigues Alves
Palavras-chave: Dentes
Retração gengival
Periodontia
Gengiva
Data do documento: 8-Jul-2020
Resumo: A gengiva é a parte da mucosa mastigatória que circunda a porção cervical dos elementos dentários, composta por gengiva livre e gengiva inserida, ambas constituídas por mucosa ceratinizada. Essa mucosa é constituída por epitélio escamoso estratificado queratinizado e tecido conjuntivo denso. A quantidade de gengiva inserida varia para cada dente e entre os diferentes sítios no mesmo indivíduo, altera entre pacientes sem distinção de sexo, diminui em dentes vestibularizados, onde estão freios, bridas e as retrações gengivais que são encontradas com certa frequência na periodontia. Em casos de danos ao periodonto, a cirurgia periodontal engloba diversas técnicas cirúrgicas com intuito de buscar a função gengival associada às condições estéticas dentro da normalidade. Portanto, o objetivo do presente trabalho é relatar um caso clínico com a técnica cirúrgica de enxerto de mucosa mastigatória de paciente classe III de Miller, a fim de se obter ganho de mucosa ceratinizada com consequente recobrimento radicular, em região inferior anterior de mandíbula, por vestibular das unidades 3.2, 3.1 e 4.1. Através desta técnica, o periodonto restabeleceu a sua função, promovendo ganho clínico de inserção, de tecido queratinizado em dimensão e espessura na região apical das unidades envolvidas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4581
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CATHARINA RODRIGUES ALVES GONCALVES.pdf8,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.