Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4596
Título: Uso de medicamentos fitoterápicos como opção anti-inflamatória na Odontologia
Autor(es): Moreira, Vivian Lopes
Palavras-chave: Fitoterapia
Medicamentos fitoterápicos
Odontologia
Antiinflamatórios
Data do documento: 8-Jul-2020
Resumo: O termo fitoterapia vem do latim, “phyton” que significa planta, e “terapia” relacionado ao tratamento, cujo primeiro relato manuscrito em 1500 a.C. titulado “Papiro de Ebers”. A fitoterapia é a ciência que utiliza plantas para o tratamento de diversas enfermidades humanas. No Brasil, estudos demonstram um interesse do Sistema Único de Saúde (SUS) a respeito dos medicamentos fitoterápicos entre as décadas de 70 e 80, principalmente na atenção primária à saúde devido a diminuição do custo, porém poucos estudos observacionais são encontrados na literatura a respeito da utilização dos mesmos no sistema. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura com o objetivo de relatar os principais medicamentos fitoterápicos com ação antiinflamatória, como uma opção terapêutica para pacientes que não podem ou não desejam fazer uso dos antiinflamatórios não-esteroides (AINES). Para a sua construção realizouse uma busca por artigos nas bases de dados PubMed, Scielo e na plataforma BVSalud, com linha do tempo estabelecida de 2009 a 2020. Pôde se concluir, que os medicamentos fitoterápicos podem ser utilizados como uma alternativa terapêutica segura em substituição dos AINES, por oferecer mecanismo de ação semelhante e efeitos colaterais reduzidos ou até mesmo nulo. Podendo assim se tornar realidade na prática odontológica por Cirurgiões-Dentistas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/4596
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIVIAN LOPES MOREIRA.pdf383,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.