Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/482
Título: Atuação do fisioterapeuta no controle da dor oncológica: uma revisão de literatura
Autor(es): Baldini, Daniela dos Santos
Salles, Milena Travessa
Santana, Sheila Moreira
Guedes, Lorena Barreto Arruda
Palavras-chave: Dor oncológica
Oncologia
Neoplasia
Fisioterapia
Data do documento: 2010
Resumo: A dor é um fenômeno multifacetado que envolve aspectos biológicos e psicológicos. Pessoas com câncer experimentam, geralmente, uma variedade de sintomas como: violência física, desconforto emocional, angústia e depressão. Não obstante, observa-se em evidência o fato de que, o incomodo do quadro álgico-DOR é o que mais acomete os pacientes oncológicos. A prevalência da dor em pacientes com câncer tem sido relatada entre: dor moderada ou intensa ocorre em 30% (trinta por cento) dos pacientes com câncer recebendo tratamento e em 60% (sessenta por cento) a 90% (noventa por cento) nos pacientes com câncer avançado, isto de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Uma combinação de tratamento farmacológico e não-farmacológico na dor do câncer se configura como o padrão do atendimento, conforme apresentado através da atual Organização Mundial da Saúde (OMS). MÉTODO: bases de dados como MEDLINE, LILACS, PUBMED, foram os bancos de dados científicos eletrônicos pesquisados para identificar artigos relevantes. Estes foram avaliados por conteúdo e outras referências relevantes. OBJETIVO: Realização de uma revisão da literatura sobre a atuação do fisioterapeuta e a utilização dos seus recursos no controle da dor oncológica. RESULTADOS: Os recursos fisioterapêuticos mais citados na literatura, para o controle desse tipo de dor são: estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), termoterapia, crioterapia, massoterapia e a cinesioterapia. CONCLUSÃO: Os resultados da revisão da literatura demonstraram uma falta de fundamentação científica para a utilização dos recursos fisioterapêuticos no tratamento da dor oncológica, ao passo que ratificaram que os estudos desenvolvidos, até agora, não oferecem evidências suficientes para recomendar ou rejeitar a utilização dos recursos citados para o controle da dor do paciente com câncer.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/482
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_TCC.pdf257,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.