Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/505
Título: Fatores que interferem na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem
Autor(es): Diniz, Daniela da Silva Leal
Correia, Viviane Santos
Santos, Cristiane Magali Freitas dos
Palavras-chave: Saúde mental
Trabalho
Enfermagem
Data do documento: 2011
Resumo: Os fatores que interferem na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem estão associados à natureza, ao ambiente e a organização do trabalho. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo fundamentado no método da pesquisa bibliográfica que se propõe a identificar os fatores que interferem na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem. A coleta de dados foi realizada nas bases de literatura científica e técnica da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram selecionados 17 artigos no período de 2000 e 2010 dentro da temática. Os resultados apontaram que os pesquisadores têm se preocupado com os aspectos relativos à saúde mental dos trabalhadores de enfermagem, e têm examinado a associação com adoecimento e sofrimento psíquico com questões voltadas aos fatores de organização, ambiente e natureza do trabalho. Conclui-se que a qualidade de vida no trabalho deve ser resgatada, por meio da realização de melhoria no ambiente e na organização do trabalho que visem suprir as necessidades e expectativas destes trabalhadores, assentadas na idéia de humanização do trabalho e na responsabilidade social da instituição.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/505
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final Daniela Diniz e Viviane Correia.pdf142,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.