Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5430
Título: Emergências médicas no consultório odontológico e como proceder: uma revisão de literatura
Autor(es): Aguiar Costa, Laís Fernanda
Palavras-chave: Emergências. Odontologia
Assistência Ambulatorial
Primeiros Socorros.
Data do documento: 2020
Resumo: As emergências médicas podem ocorrer no consultório odontológico, não só durante o tratamento de rotina ou em um procedimento invasivo de longa duração, mas também enquanto presente na sala de espera. Estão passíveis de acometer qualquer indivíduo, independente de idade ou gênero. Entretanto, pacientes com idade avançada, ansiosos, com histórico de reações alérgicas, com distúrbios respiratórios, cardiopatias, diabetes, estressados e com epilepsia, formam grupos de máxima tendência de risco a desenvolver uma circunstância emergencial. No consultório odontológico, é pouco frequente o acontecimento de emergências médicas, porém, ao se deparar com tais intercorrências, o Cirurgião-Dentista deve estar apto para intervir com destreza e conhecimento frente a situações imprevisíveis e que demandam ação imediata e precisa. Através desta revisão bibliográfica, reúnem-se as principais situações de emergência médica que podem de ocorrer em consultório odontológico, juntamente com seus sinais clínicos e sintomas importantes para o diagnóstico diferencial, a importância da anamnese e do monitoramento de sinais vitais, qual material, técnica e medicamento utilizar, suas respectivas formas de tratamento e os cuidados necessários para a manutenção da vida ou controle da exacerbação do quadro emergencial que comprometa a vida do paciente. Conclui-se que o cirurgião-dentista precisa conhecer as principais características do paciente de risco, bem como o manejo de suporte básico de vida e as particularidades de cada situação emergencial, adequando sempre a melhor abordagem ao caso.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5430
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGUIAR COSTA,Laís Fernanda 2020.1.pdf620,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.