Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5436
Título: Relação entre bruxismo e lesões não cariosas: revisão de literatura
Autor(es): Passos da Silva, Deisydalle
Palavras-chave: Desgaste Dentário
Bruxismo
Erosão Dentária
Data do documento: 2020
Resumo: INTRODUÇÃO: O bruxismo é uma atividade parafuncional de caráter destrutivo que pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente, sendo desencadeado pelo movimento não funcional da mandíbula. Possui etiologia multifatorial, é caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes. Clinicamente se manifesta pela perda de tecido dentário, especialmente nos dentes anteriores, comprometendo a estética e funcionalidade das estruturas dentárias, sendo um desafio para a Odontologia Restauradora. Associado às lesões cervicais não cariosas (LCNCs), potencializam seus efeitos nocivos sobre dentes, músculos e periodonto. A intensidade do bruxismo pode causar alterações na articulação temporomandibular (ATM), aumento da atividade muscular, desencadeando dor nos pacientes e desenvolvimento de disfunção temporomandibular (DTM). Tem sido assunto relevante para a Odontologia por seu potencial destrutivo e por impactar diretamente a saúde bucal dos indivíduos. O presente trabalho tem por objetivo, através de uma revisão de literatura, discutir a relação do bruxismo associado às lesões cervicais não cariosas, avaliando-se as causas, características e efeitos danosos aos tecidos dentários e acometimento do sistema estomatognático. METODOLOGIA: Foram consultados artigos científicos nas bases de dados Scielo, PubMed, Periódicos Capes, Saúde e Pesquisa e Lilacs, além de buscas secundárias em revistas odontológicas no período de 2008 a 2020. RESULTADOS: Foram selecionados 20 artigos científicos no intervalo de tempo de 2008 a 2020,sendo 1 de desgaste dentário,9 sobre bruxismo e 10 sobre erosão dentária. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A grande maioria dos trabalhos tenta correlacionar o bruxismo com as LCNCs, o que se constitui potencialmente destrutiva para os tecidos dentários.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5436
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PASSOS DA SILVA, Deisydalle 2020.1.pdf218 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.