Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5439
Título: Manifestações orais em pacientes oncológicos infantis
Autor(es): Ribeiro, Thaís de Oliveira
Palavras-chave: Mucosite. Neoplasias bucais. Odontopediatria
Data do documento: 2020
Resumo: As manifestações orais, decorrentes de tratamentos antineoplásicos em pacientes infantis são as mais variadas possíveis, podendo levar a complicações sistêmicas importantes, tendo seus efeitos agravados quando é necessária a radioterapia junto à quimioterapia. Esses tratamentos provocam queda da imunidade do paciente, gerando a quebra da homeostasia. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão de literatura sobre as manifestações orais acometidas, com maior frequência, em pacientes oncológicos infantis trans e pós tratamento antineoplásico, visando descrever as suas principais características, medidas profiláticas, formas de tratá-las e o efeito que tem a radioterapia e a quimioterapia sobre elas. Foram selecionados artigos na literatura por meio do Banco de Dados “PubMed”, “Bvsalud” e “Scielo”, utilizando os termos “Mucosite”, “Neoplasias Bucais” e “Odontopediatria”, no período de 2006 a 2020, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Com base nos estudos apresentados, o resultado encontrado referente à lesão de maior frequência, proeminente da terapia contra o câncer, foi a mucosite. Ela apresenta maior fator dose-limitante para o tratamento radioterápico na região de cabeça e pescoço, podendo ter seu estado agravado por outros fatores, como a higiene bucal deficiente, hipossalivação, alimentação inadequada e traumas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5439
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro, Thaís de Oliveira odonto 2020.1.pdf274,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.