Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5447
Título: Atenção odontológica ao paciente com câncer de cabeça e pescoço: revisão de literatura
Autor(es): Albuquerque, Gabriele Oliveira Cavalcanti de
Palavras-chave: Neoplasias bucais; Carcinoma de células escamosas; Radioterapia localizada; Estomatite; Xerostomia; Osteorradionecrose.
Data do documento: 2020
Resumo: O câncer é considerado uma doença de etiologia multifatorial caracterizada pelo crescimento descontrolado de células neoplásicas. Uma variedade de neoplasias acomete o aparelho estomatognático, sendo o carcinoma de células escamosas (CEC) responsável por cerca de 90% dos casos e pelo aumento no número de óbitos por câncer no mundo. O tratamento vai depender da área afetada e da agressividade da doença, envolvendo diversas possibilidades, de forma isolada ou em conjunto, tais como procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Dentre as inúmeras complicações do tratamento, destacam-se a mucosite oral, xerostomia e osteorradionecrose. A presente revisão de literatura objetiva a elaboração de uma sugestão de protocolo clínico vinculado a um questionário que atendam às necessidades do paciente, de forma a minimizar o desconforto provocado pelo tratamento oncológico, bem como ressaltar a importância do papel do cirurgião-dentista no diagnóstico e acompanhamento da doença, promovendo o máximo de qualidade de vida para o mesmo. Foram utilizados artigos científicos abrangendo relatos de caso clínico e revisões de literatura pesquisados nas bases de dados BIREME, PubMed, Scielo e Google Scholar entre os anos de 1986 e 1995 consideradas clássicas na literatura e entre os anos de 2009 a 2020, através dos descritores específicos. O carcinoma de cabeça e pescoço é uma neoplasia invasiva, a qual pode acometer estruturas nobres. Portanto, se faz necessário o acompanhamento do cirurgião-dentista junto à equipe multidisciplinar durante todo o tratamento oncológico.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5447
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Albuquerque, Gabriele odonto 2020.1.pdf557,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.