Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5454
Título: Laminados cerâmicos X facetas diretas em resina na estética oral: revisão de literatura
Autor(es): Nelli, Nicolas Andrade
Palavras-chave: Reabilitação bucal. Facetas dentárias. Cerâmica.
Data do documento: 2020
Resumo: A presença de alterações faciais que fujam ao padrão estético estabelecido pode influenciar no aspecto psicológico e social do indivíduo independentemente da idade, do nível social ou cultural. Cáries, escurecimento dental, envelhecimento, bruxismo, erosão química, traumas e má-oclusão, provocam modificações na arcada dentária e comprometem a estética do sorriso. As facetas dentárias são restaurações laminadas utilizadas para o recobrimento total ou parcial da face vestibular dos dentes. As facetas em resina composta são chamadas de facetas diretas e os laminados cerâmicos e de cerômero são as facetas indiretas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar diferentes aspectos no uso das técnicas para restauração/reabilitação bucal, identificando os materiais, custo e benefício, vida útil, resistência e aspectos positivos e negativos através de uma revisão bibliográfica, conduzida nas bases de dados MEDLINE – PubMed, Google acadêmico, Scopus e Web of Science no período entre 2010 a 2020. As duas modalidades de facetas estéticas abordadas neste trabalho garantem sucesso na reabilitação do sorriso, mas a escolha para cada paciente deve ser feita avaliando-se os aspectos clínicos e as vantagens e desvantagens de tal tratamento.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5454
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelli, Nicolas odonto 2020.2.pdf608,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.