Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/555
Título: ASBESTO: implementação das recomendações legais para eliminação e controle de uso no Brasil
Autor(es): Laitano, Aline Di Carla
Dantas, Camila Mafra
Santos, Cristiane Magali Freitas dos
Palavras-chave: Asbesto
Saúde ocupacional
Exposição ocupacional
Data do documento: 2014
Resumo: O Asbesto ou Amianto é uma fibra de origem mineral, amplamente utilizada há alguns anos, responsável pela ocorrência, através da inalação, de doenças crônicas e incapacitantes que por sua vez levam ao grande número de absenteísmo no ambiente de trabalho. Diante desse fato, vários países já proibiram o uso dessa substância, porém o Brasil ainda encontra-se em fase de transição. O presente artigo de revisão de literatura tem como objetivo apresentar o aporte teórico sobre o banimento do amianto no mundo, expondo sua patogenicidade; a posição do Brasil sobre o seu banimento; e as recomendações legais sobre seu uso, controle e eliminação. Por fim, chega-se a conclusão de que o mineral em estudo é comprovadamente cancerígeno, não havendo Limite de Tolerância seguro para sua utilização, o que confirma a necessidade do banimento total desta fibra e não o uso controlado.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/555
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC.pdf317,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.