Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/556
Título: Atuação do enfermeiro do trabalho no seriço de saúde ocupacional nos diferentes níveis de atenção
Autor(es): Alexandrino, Fernando Cordeiro
Coutinho, Milena Augusta de Aguiar
Santos, Cristiane Magali Freitas dos
Palavras-chave: Enfermagem do trabalho
Saúde do trabalhador e vigiLância em saúde
Atuação do enfermeiro
Funções do enfermeiro
Prevenção e saúde ocupacional
Data do documento: 2013
Resumo: INTRODUÇÃO:Na atenção a saúde do trabalhador se estabelece uma nova forma de compreensão das relações entre saúde e trabalho e se propõe uma nova prática de atenção à saúde e intervenção nos ambientes de trabalho aliada a percepção do trabalhador sobre seu ambiente de trabalho e vivências das situações de desgaste. OBJETIVO:Conhecer a atuação do Enfermeiro do Trabalho no Serviço de Saúde Ocupacional nos diferentes níveis de atenção: primária, secundária e terciária. METODOLOGIA: Trata-se de uma abordagem qualitativadecaráterdescritivo,ondeométodoutilizado f o i à revisãode literatura. Os dados foram coletados de artigos científicos disponíveis na internet e literatura, em língua portuguesa, no período de 1997 a 2011.RESULTADOS:O alcance a saúde do trabalhador projeta o desenvolvimento dos serviços dispensados na Saúde Ocupacional em prol do bem estar do trabalhador na perspectiva da promoção e prevenção dos agravos da saúde. Visando este bem estar , faz-se necessária uma visão contínua e sistemática, ao longo do tempo no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectostecnológico,social,organizacionaleepidemiológico,comafinalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a eliminá-los ou controlá-los, onde se atua a Vigilância em Saúde do Trabalhador. O enfermeiro do trabalho se insere do desenvolvimento destes diferentes níveis de atenção, tais como: primária, secundária e terciária, cada qual com as suas ações de enfermagem, onde estabelece que na atenção primária a promoção da saúde e proteção específica; na atenção secundária, inclui o diagnóstico precoce, pronto atendimento e limitação do dano e; a atenção terciária, a reabilitação e a reinserção do trabalhador ao seu ambiente de trabalho.CONCLUSÃO:Diante de tantas atuações e funções em relação à Saúde do Trabalhador, o Enfermeiro do Trabalho é um profissional multifuncional, pois atua de forma decisiva nas áreas administrativas, assistencial, de ensino e pesquisa, fazendo parte dos quadros das empresas/indústrias e serviços de saúde ocupacional. Trata-se de uma profissional importante para o bom desenvolvimento de estratégias ligadas à prevenção a promoção da Saúde do Trabalhador.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/556
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Enf. do Trabalho - Concluído.pdf169,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.