Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/564
Título: Vacinas recomendadas para profissionais que trabalham em serviços de saúde
Autor(es): Santos Filha, Suzana Maria Silva dos
Santos, Cristiane Magali Freitas dos
Palavras-chave: Doenças imunopreviniveis
Saúde do trabalhador
Vacinação
Data do documento: 2015
Resumo: Objetivo: Sistematizar um calendário de vacinas recomendadas para os profissionais da área de saúde, a partir da revisão de literatura, recomendações legais e manuais específicos. Método: estudo bibliográfico e descritivo com abordagem qualitativa. Resultados: A imunização é parte importante no controle e prevenção de infecção, principalmente para os profissionais que trabalham em serviços de saúde e que estão em constante exposição de doenças contagiosas, muitas delas imunopreveníveis. Toda política de saúde institucional deve contemplar a implementação de planos de imunização para todo pessoal exposto, como parte do programa de prevenção e controle de infecções. A Norma regulamentadora de Segurança e Saúde do trabalhador em estabelecimentos de saúde (NR-32/MTE) estabelece desde 2005, as “diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção à assistência à saúde em geral” Conclusão: A análise dos dados permitiu revelar convergências, divergências e complementariedades na proposição de um Calendário Vacinal para os profissionais que trabalham englobando todas as áreas de atuação e considerando o risco a cada exposição.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/564
Aparece nas coleções:Enfermagem do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VACINAS RECOMENDADAS PARA PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM SERVIÇOS DE SAÚDE.pdf182,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.