Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5713
Título: Mecanismos de ação dos agentes terapêuticos empregados no tratamento da hipersensibilidade dentária
Autor(es): Meira Gomes e Gomes, Liege
Palavras-chave: Terapêutica
Sensibilidade da dentina
Agente dessensibilizante
Data do documento: 2020
Resumo: A hipersensibilidade dentinária apresenta alta prevalência na população e a teoria da hidrodinâmica é a mais aceita para explicar esta condição clínica que, causada por diversos fatores, é caracterizada como uma resposta exagerada, variando desde leve desconforto até uma dor extrema. Diante deste fato, o interesse profissional no tratamento da hipersensibilidade tem aumentado nos últimos anos, visto que existem diversos aspectos propedêuticos e terapêuticos relacionados com esta condição clínica. O objetivo deste estudo é discutir, através de uma revisão de literatura, quais são os mecanismos de ação de diversos agentes utilizados no tratamento da hipersensibilidade dentinária, as suas indicações, contraindicações e o que a literatura coloca quando se discute sobre a efetividade, uma vez que ainda há controvérsias a respeito. Como estratégia de busca, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Pubmed/Medline e Scielo para identificar estudos relevantes de 2015 a 2020, utilizando-se os descritores: Terapêutica, Sensibilidade da dentina, Hidrodinâmica. Não há nenhuma terapia definida como padrão-ouro diante de um leque de agentes causais e intensidades individuais, para tanto, há de se considerar, para alguns casos, inclusive a necessidade de associação de tratamentos e resultados a curto e longo prazo, no que entender sobre os mecanismos é essencial.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5713
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEIRA GOMES E GOMES,Liege 2020.1.pdf328,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.