Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5716
Título: Influência de bebidas energéticas na rugosidade superficial do esmalte e da dentina após a escovação.
Autor(es): Souza Freitas, Ana Paula
Palavras-chave: Esmalte
Dentina
Bebidas ácidas
Biocorrosão,
Rugosidade
Data do documento: 2020
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar, in vitro, a influência de duas bebidas energéticas na rugosidade superficial do esmalte e da dentina após exposição ao agente biocorrosivo e após escovação. Sessenta incisivos bovinos foram seccionados (13 mm comprimento x 7 mm largura). As superfícies vestibulares foram desgastadas com lixas de carbeto de silício para exposição de dentina e planificação de esmalte. As amostras (n=10) foram distribuídas em 6 grupos experimentais segundo o substrato dental (esmalte e dentina) e a solução utilizada ((água destilada - grupo controle); Red Bull (pH = 4), TNT (pH = 2)). A rugosidade inicial (R0) foi mensurada com o auxílio do rugosimetro. Em seguida, os corpos de prova foram imersos na solução por 10 minutos, lavados em cuba ultrassônica por 3 min e imediatamente avaliados novamente (R1). Por fim,os espécimes foram submetidos a 20.000 ciclos em máquina de escovação (Equilabor), e a rugosidade superficial final mensurada (R2). As médias dos dados obtidos (R0, R1 e R2) para cada substrato foram tabuladas e analisadas. Os testes estatísticos utilizaram foram ANOVA dois fatores para medidas repetidas (tratamento e tempo) e teste de Tukey, com nível de significância de 5%. Houve diferença estatística significante após a imersão (R1) das bebidas utilizadas e após escovação (R2), assim como nos substratos de esmalte e dentina. Concluiu-se que as bebidas energéticas testadas (TNT e RED BULL) apresentaram potencial biocorrosivo distintos na estrutura dental. A associação de bebidas energéticas e escovação pode aumentar a rugosidade superficial tanto do esmalte quanto da dentina.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5716
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA FREITAS, Ana Paula 2020.1.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.