Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5718
Título: Influência da periodontite na composição nutricional do leite materno
Autor(es): Sena Santos Teles, Layse
Palavras-chave: Ácidos graxos
Leite humano
Periodontite
Data do documento: 2020
Resumo: Apesar de não haver estudos sobre a influência da periodontite na composição nutricional do leite materno (LM), sabe-se que a resposta inflamatória pode provocar aumento de células e citocinas secretadas no LM, e dessa forma, por meio da ação de mediadores inflamatórios, por via hematogênica, a periodontite poderia influenciar também a sua qualidade nutricional. Este estudo objetivou avaliar a influência da periodontite na composição nutricional do LM. Lactantes selecionadas no ambulatório de puericultura da EBMSP, após exame periodontal, sendo registrados índice de placa visível, profundidade de sondagem, posição da margem gengival, nível de inserção clínica, e sangramento à sondagem, foram divididas em 2 grupos com e sem periodontite. Amostras de 10ml de leite foram coletadas, no período de 30 a 180 dias após o parto, com uma bomba eletrônica, sendo transportadas a -4ºC por período máximo de 2 horas até o laboratório, centrifugadas a 3500g por 10- 20 minutos, obtendo-se parte gordurosa e sorológica do leite, e, posteriormente, armazenadas a -80ºC para avaliação dos ácidos graxos, por cromatografia gasosa. Foram coletadas 16 amostras de leite materno, sendo 10 analisadas por cromatografia gasosa, provenientes de 08 mulheres com periodontite e de 02 sem periodontite. Concluiu-se que, apesar de não ter sido possível uma análise estatística, observou-se a possibilidade de existirem alterações nos perfis de ácidos graxos, sobretudo naqueles das classes ômega 3 e 6, associados à inflamação, nas lactantes com periodontite, também influenciados pela idade gestacional, estado nutricional e idade maternos e IMC.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5718
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SENA SANTOS TELES,Layse 2020.1.pdf781,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.