Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5720
Título: Atenção odontológica voltada ao atendimento do idoso
Autor(es): Santana Barbosa, Larissa
Palavras-chave: Assistência Integral à saúde
Idoso
Saúde do idoso
Data do documento: 2020
Resumo: Nos últimos anos a população brasileira vem passando por um processo acelerado de envelhecimento, aumentando a necessidade de profissionais capacitados para os cuidados e manejos na atenção integral do idoso. O Cirurgião Dentista tem papel fundamental no diagnóstico, acompanhamento e manutenção da saúde bucal, sendo que muitos pacientes idosos apresentam alterações importantes das estruturas bucais, devido a manifestações sistêmicas, efeitos colaterais de fármacos, insuficiências nutricionais, entre outros. O objetivo desta revisão de literatura foi descrever as condições de saúde geral do indivíduo em processo de envelhecimento, na perspectiva clínica voltada ao atendimento odontológico, discutindo a atuação dos dentistas na qualidade de vida do paciente, identificando as alterações na cavidade bucal, objetivando uma melhor abordagem com o idoso. A bibliografia foi obtida no banco de dados da BVSalud, Medline e Scielo, artigos indexados entre os anos de 2010 a 2020, utilizando como palavras chaves assistência integral à saúde, idoso, saúde do idoso e a tradução para o inglês. A partir da coleta inicial foi realizada uma análise dos resumos identificando os artigos de pesquisa que tenham avaliado clinicamente a condição bucal e/ou sistêmica do paciente idoso. A saúde bucal constitui uma parte integrante e indissociável dos indivíduos, os idosos necessitam ser incentivados e orientados, considerando-se as limitações comuns da faixa etária, enfatizando a necessidade de uma aproximação entre diferentes áreas e competências, possibilitando um tratamento reabilitador apropriado englobando a singularidade de cada um.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5720
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTANA BARBOSA, Larissa.pdf295,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.