Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5725
Título: Considerações analíticas dos métodos de determinação da dimensão vertical de oclusão: uma revisão de literatura
Autor(es): Souza Brandão da Silva, Lucas
Palavras-chave: Dimensão Vertical
Espaço Funcional Livre
Reabilitação Bucal
Data do documento: 2020
Resumo: A revisão foi realizada através de livros e artigos nacionais e internacionais pesquisados nas bases de dados: Scielo, PubMed, Bireme e Google Acadêmico. Foram analisados 42 artigos no período de 2010 a 2019, constando alguns artigos clássicos, sendo utilizados 24 do total pela relevância ao tema abordado. A alteração da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) derivada da ausência ou do desgaste acentuado dos dentes causa modificações funcionais e estéticas do paciente. Para tanto, o tratamento reabilitador se faz necessário, devendo o Cirurgião-Dentista escolher criteriosamente métodos de mensuração que melhor se adequam a cada paciente, tornando a técnica individualizada, obtendo, assim, maior chance de êxito ao final da reabilitação. Portanto, alterando a DVO de maneira equivocada, problemas repercutirão ao sistema estomatognático, afetando a fonação, deglutição e oclusão, além de criar abalos no convívio e comportamento psico-social do paciente. É visto na literatura que nenhum método é comprovadamente preciso e suficiente na determinação da DVO, porém é consensual que a combinação de mais de um método obtenha resultados seguros, proporcionando aumentos instantâneos ou a longo prazo em até 6mm, permitindo longevidade às reabilitações. O presente trabalho tem por finalidade avaliar, por meio de uma revisão de literatura, as formas mais utilizadas de restabelecimento da DVO, visto que o processo de mensuração é passível de erros.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5725
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA BRANDÃO DA SILVA,Lucas 2020.1.pdf217,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.