Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5732
Título: Investigação do sexo biológico do crânio
Autor(es): Brito Lopes, Carolyne
Palavras-chave: Odontologia Legal
Antropologia Forense
Mandíbula
Crânio
Arcada Dentária
Data do documento: 2020
Resumo: Introdução: A Odontologia Legal e a Antropologia Odontológica são as especialidades que tem a capacidade de auxiliar no processo de identificação humana em casos como carbonização, destruição tecidual, esqueletos incompletos, dentes e ossos isolados. Sua contribuição torna-se ainda mais importante especialmente em casos onde é fornecido apenas o crânio e/ou mandíbula da vítima. Por essas estruturas apresentarem expressivo dimorfismo sexual, a análise de suas características pode facilitar a determinação do perfil antropológico do indivíduo. O objetivo desse trabalho foi verificar estudos referentes a determinação do sexo biológico através de metodologias forenses quantitativas e qualitativas. Metodologia: O trabalho foi realizado através de pesquisas em uma plataforma virtual que disponibiliza conteúdo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS, MEDLINE, PUBMED e Scielo. Os descritores utilizados foram “antropologia forense”, “identificação humana”, “odontologia legal”, “determinação do sexo”, “crânio”, “mandíbula” e “palato”. Resultados: Foram selecionados 21 trabalhos científicos no intervalo de tempo de 2010 a 2020, sendo 10 sobre análises cranianas, 3 sobre análises mandibulares, 3 sobre análises palatinas, 4 sobre análises dentárias e 1 sobre análises palatinas e dentárias. Conclusão: Com exceção da distância intercanina, Índice de Baudoin e Índice Forame Magno, todas as metodologias presentes neste estudo demonstraram bons indicativos para a determinação do sexo biológico através de medidas cranianas.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/5732
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO LOPES,Carolyne 2020.1.pdf649,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.