Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/579
Título: Abordagem multidisciplinar na reconstrução dos terço médio e superior da face: relato de caso
Autor(es): Rocha, Alexandre Berno Mendes da
Zerbinati, Lívia Prates Soares
Cerqueira, Arlei
Pereira Júnior, Fernando Bastos
Palavras-chave: Osso frontal
Cirurgia craniomaxilofacial
Polimetilmetacrilato
Data do documento: 2013
Resumo: Devido a sua localização, anatomia e projeção no terço superior da face, o osso frontal é freqüentemente atingido por traumas de diferentes intensidades que resultam em fraturas importantes. Comumente estão associadas com fraturas do terço médio da face, abrangendo fraturas maxilares, naso-órbito-etmoidais e zigomáticas. Os principais fatores etiológicos destas fraturas são os acidentes de trânsito, agressões, quedas ou acidentes esportivos. Estas afecções, muitas vezes, estão associadas a tratamentos reparadores tardios que resultam em desarmonia facial evidente e de difícil resolução necessitando, portanto, de uma abordagem multidisciplinar. No momento da abordagem cirúrgica diversas modalidades reconstrutivas têm sido propostas para as fraturas frontais e dos ossos relacionados buscando restituição do contorno facial adequado. Pode-se lançar mão de diversos tipos de enxertos ósseos ou materiais sintéticos, como o polimetilmetacrilato, para serem utilizados como substitutos do tecido ósseo perdido. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de tratamento cirúrgico de seqüela de fraturas envolvendo os ossos frontal, orbital e zigomático com polimetilmetacrilato, para o restabelecimento anatômico da região. São discutidos pontos relacionados ao tratamento destas fraturas, dentre eles o conhecimento da anatomia da região, acessos cirúrgicos, materiais utilizados, quando intervir cirurgicamente e as possíveis complicações mediatas e imediatas do procedimento, sendo, para tanto necessária a proservação por longos períodos pós-operatórios.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/579
Aparece nas coleções:Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (2013) - ALEXANDRE BERNO MENDES DA ROCHA.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.