Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/58
Título: Qualidade de vida em mulheres infectadas pelo HTLV-1 com incontinência urinária em Salvador-Bahia
Autor(es): Castro Filho, Bernardo Galvão
Barroso Junior, Ubirajara de Oliveira
Grassi, Maria Fernanda Rios
Chagas, Janeusa Rita Leite Primo
Barroso, Ana Karina Galvão
Palavras-chave: Mulheres
HTLV-1
Incontinência urinária e Qualidade de Vida
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A IU em mulheres com PET/MAH afeta a QV. Salvador apresenta a maior prevalência de HTLV-1 no Brasil, mas não existe estudo sobre a QV em mulheres com IU e HTLV-1 nesta cidade.Objetivo: Determinar a prevalência dos tipos de IU e avaliar a QV em mulheres com HTLV-1 em Salvador, Brasil. Desenho do estudo: Corte transversal. Casuística e Métodos: Realizado no Centro de HTLV/EBMSP, de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2011. Foram incluídas mulheres com IU e HTLV-1, idade ≥ 18 anos. Resultados: 59 mulheres foram incluídas, 40 (67,8 %) responderam ao KHQ e 28 (70%) se submeteram a urodinâmica. A média de idade foi 51,2 anos. A maioria era não branca com < 8 anos de escolaridade, vivia sem companheiro e era proveniente de outras cidades que não Salvador. A prevalência de IU foi de 61,4% e as de IUE, UI e IUM foram respectivamente de 16,9 %, 35,6% e 47,5%. A IU influenciou negativamente no impacto da incontinência, percepção geral da saúde, limitação física, medidas de gravidade, sono e disposição, emoções, limitação da atividade diária, limitação social e relação interpessoal. A IUM foi a que mais impactou negativamente na QV. A hiperatividade foi detectada em 71,4%, seguida por 28,6% de dissinergia vesico esfincteriana e 7,1% de hipocontratilidade. A hiperatividade foi a alteração que mais impactou negativamente em todos os domínios de QV. Conclusão: Recomenda-se que todas as mulheres com HTLV-1, sejam avaliadas para identificação de IU e, quando necessário, sejam submetidas à urodinâmica. Estas medidas são fundamentais para auxiliar no diagnóstico e indicar a terapêutica mais adequada e melhorar a QV.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/58
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Karina Galvão Barroso.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.