Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6055
Título: Avaliação de sangramento em procedimento de exodontia em anticoagulados com varfarina ou dabigatrana
Autor(es): Feitosa Filho, Gilson Soares
Andrade, Marcus Vinicius Santos
Palavras-chave: Dabigatrana
Varfarina
Tempo de sangramento
Anticoagulantes
Data do documento: 13-Jun-2018
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Fundamento: Distúrbios trombóticos permanecem como uma das principais causas de morte no mundo ocidental. A dabigatrana surgiu como alternativa à varfarina para a anticoagulação no tratamento da fibrilação atrial (FA). O risco associado a eventos hemorrágicos com a sua utilização foi documentado em vários ensaios clínicos randomizados, mas nenhum grande estudo analisou detalhadamente o risco de hemorragia durante a extração dentária e em outros procedimentos odontológicos que envolvam sangramentos. Objetivo: Em indivíduos submetidos a procedimentos odontológicos, avaliar a duração de sangramento com o uso de dabigatrana em comparação ao uso de anticoagulante oral anti-vitamina K (varfarina). Métodos: Estudo prospectivo, unicêntrico, observador único. Pacientes com diagnóstico de FA não-valvar atendidos em um centro de referência em cardiologia e com indicação de anticoagulação que necessitavam de tratamento odontológico para exodontia única ou múltipla. Estando em uso de varfarina ou dabigatrana e avaliados até sete dias pós-exodontia. Foram avaliados os efeitos sobre: tempo de sangramento entre o início e o fim da sutura e hemostasia completa; sangramento antes do procedimento, após 24h, 48h, 07 dias, durante e após a remoção da sutura (tardio), sendo considerado como estatisticamente significativo valor de p <0,05. Resultados: Foram avaliados 37 indivíduos sendo 25 no grupo varfarina e 12 no dabigatrana. Idade, sexo, peso, altura, pressão arterial, cor, escolaridade, renda familiar e comorbidades foram semelhantes entre os 2 grupos. Em relação ao sangramento após 24h do procedimento, nenhum do grupo dabigatrana apresentou sangramento, enquanto que houve 32% no grupo varfarina (p=0,028). Não houve diferenças entre os grupos em relação as outras variáveis analisadas. Conclusões: Os dados desse estudo demonstram que em indivíduos em uso de dabigatrana ou varfarina, submetidos a procedimento odontológico de exodontia, não houve diferença estatisticamente significante no tempo de sangramento 1. Na análise secundária houve uma menor frequência de sangramento 24h após o procedimento nos indivíduos em uso de dabigatrana.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6055
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.