Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6071
Título: Requisitos para a Implantação do serviço odontológico em domicílio
Autor(es): Jesus, Ananda Nonato de
Palavras-chave: Saúde bucal
Atenção primária a saúde
Atendimento domiciliar
Odontologia
Data do documento: 28-Jun-2022
Resumo: A implantação dos serviços odontológicos domiciliares se aumentado, tem mostrado ser uma alternativa favorável em diversos países, tornando-se uma efetiva possibilidade de levar qualidade de vida em domicílio a pacientes que precisam ou preferem essa modalidade de atendimento. O presente estudo teve como objetivo analisar as produções científicas, legislações e diretrizes preconizadas acerca do atendimento odontológico domiciliar respeitando as normativas da vigilância sanitária. Sendo este uma revisão de literatura com busca avançada nas bases de dados MEDLINE via PUBMED e Biblioteca Virtual em Saúde, no qual a coleta de dados ocorreu no período de 24 de fevereiro de 2021 a 09 de março de 2022. Como critérios de inclusão foram apresentados artigos que retratam os requisitos para a implementação do serviço odontológico em domicílio, que apresentam subsídio para a Odontologia. Como critérios de exclusão, artigos que se repetem nas bases de dados consultadas, trabalhos não disponíveis na íntegra, artigos que, embora tratem sobre assistência domiciliar e saúde bucal, trazem aspectos específicos de patologias. Conclui-se que no âmbito da Odontologia domiciliar é evidente a falta de normas específicas que regulamentem a atuação dos cirurgiões dentistas em domicílio para a efetivação dos atendimentos de forma oficial, estando estes atualmente regidos apenas pela regulamentação dos Serviços de Atenção Domiciliar em outras áreas da saúde.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6071
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANANDA NONATO DE JESUS_619293_assignsubmission_file_ANANDA NONATO DE JESUS.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.