Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6073
Título: Diagnóstico e tratamento de odontoma: revisão de literatura
Autor(es): Uchoa, Ayala de Oliveira
Palavras-chave: Odontoma
Tumores odontogênicos
Dente não erupcionado
Anormalidades dentárias
Data do documento: 28-Jun-2022
Resumo: Odontomas são os tipos mais comuns de tumores odontogênicos, tratando-se de uma lesão benigna, de tecido mesenquimal e epitelial. São descobertos durante exames radiográficos de rotina ou como fator de atraso na erupção dentária e, frequentemente, encontrados na segunda década de vida. De acordo com a organização mundial de saúde, os odontomas são classificados do tipo composto e complexo, sendo o primeiro formado por múltiplas estruturas pequenas semelhante a dentes, sendo este o mais comum, e o segundo uma massa amorfa de esmalte e dentina que não exibe qualquer semelhança anatômica com um dente. Os odontomas geralmente apresentam ausência de sintomatologia dolorosa e um crescimento lento, sendo mais frequentes em região anterior de maxila e mandíbula. Radiograficamente, os odontomas aparecem circundados por um halo radiotransparente em ambos os tipos. Este trabalho tem como objetivo revisar o diagnóstico e tratamento dos odontomas; identificar possíveis associações entre essa lesão e outras patologias encontradas na cavidade oral, com o intuito de estabelecer um diagnóstico diferencial e descrever as alterações fisiopatológicas geradas. No tratamento cirúrgico dos odontomas, o prognóstico é favorável, sendo raros os casos de recidiva.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6073
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AYALA DE OLIVEIRA UCHOA_619286_assignsubmission_file_Ayala-Uchoa TCC.pdf501,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.