Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6081
Título : Influência da periodontite materna na composição nutricional do leite materno
Autor : Bomfim, Larissa da Silva
Palabras clave : Ácidos graxos
Periodontite
Leite humano
Odontologia
Fecha de publicación : 28-jun-2022
Resumen : Apesar não haver estudos na literatura que discutam a influência da periodontite na composição no leite materno (LM), sabe-se que mediadores inflamatórios da infecção periodontal podem agir localmente e à distância, influenciando o parto prematuro e/ou de baixo peso ao nascer, por via hematogênica. Especulando-se que a resposta inflamatória pode provocar um aumento plasmático de leucócitos, resultando em aumento de células e citocinas secretadas no LM, após o parto, a periodontite poderia influenciar na qualidade deste, oferecido ao neonato. O objetivo deste estudo foi testar a influência da periodontite materna na composição nutricional do LM. Lactantes selecionadas no ambulatório de puericultura do centro médico da EBMSP, após exame periodontal, no qual foram registrados índice de placa; profundidade de sondagem; posição da margem gengival, nível de inserção clínica e sangramento à sondagem, foram divididas em dois grupos: mães de crianças com peso ≥ 2500 g e/ou ≥ 37 semanas de gestação com e sem periodontite. Amostras de 10ml de LM foram coletadas, no período de 30 a 180 dias após o parto, transportadas a -4ºC para o laboratório, centrifugadas a 3500g por 10-20 minutos, obtendo-se parte gordurosa, armazenadas a -80ºC, para avaliação dos ácidos graxos por cromatografia gasosa. Concluiu-se que, não foi possível verificar a influência da periodontite na composição nutricional do LM, apesar de ter sido observada a possibilidade de existirem alterações nos perfis de ácidos graxos, sobretudo naqueles poliinsaturados das classes ômega 3 e 6, associados à inflamação, e ácidos graxos saturados, como o Láurico, nas lactantes com periodontite.
URI : https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6081
Aparece en las colecciones: Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LARISSA DA SILVA BOMFIM_619300_assignsubmission_file_Tcc Larissa Bomfim - corrigido.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.