Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6083
Título: Prevenção e tratamento de cárie radicular em paciente idoso: uma revisão de literatura
Autor(es): Ramires, Marianna Gonzales da Silva Cardoso
Palavras-chave: Cárie dentária
Envelhecimento
Pevenção de doenças
Higiene bucal
Idoso e dentifrícios
Odontologia
Data do documento: 28-Jun-2022
Resumo: A cárie dentária é uma das doenças bucais mais prevalentes no mundo, acometendo todas as idades, inclusive a população idosa. Considerando a alteração fisiológica que ocorre com a idade, os pacientes idosos são os mais afetados por essas lesões. O processo de desmineralização, somado a uma dieta carboidrato dependente e fatores sistêmicos, é um risco para o aparecimento da doença cárie, sendo uma das principais causas de dor, podendo comprometer assim o bem-estar dos idosos. Levando em consideração a importância de tratar e prevenir a cárie ao envelhecer, essa revisão de literatura objetiva avaliar e analisar a cárie radicular em paciente idoso, além de meios de prevenção e tratamento. Foram pesquisados artigos dos anos de 2010 a 2021, por meio de busca em bases de dados: BVSalud, Scielo, Pubmed e Banco Periódico da Capes. Dentro dos critérios de inclusão observou-se que fossem artigos completos, com resumos disponíveis e que pudessem ser acessados na íntegra no meio online nos idiomas português e inglês. Condutas como uma boa higiene bucal, modificação da dieta com relação ao uso de açúcar e o uso de flúor podem ajudar na prevenção desta doença. A necessidade do diagnóstico e o tratamento de bactérias causadoras de cárie é importante para, assim, ter uma boa qualidade de vida.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6083
Aparece nas coleções:Odontologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.