Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6095
Título: Papel da regulação epigenética na asma em crianças – uma revisão sistemática
Autor(es): Jesus, Danielle Nascimento Ribeiro de
Palavras-chave: Asma
Crianças
Biomarcadores
Epigenética
Metilação do DNA
Data do documento: Jun-2022
Resumo: A asma é uma doença heterogênea inflamatória crônica de grande predominância na infância, a qual baseia-se apenas no tratamento para controle dos sintomas. Nesse sentido, o desenvolvimento de biomarcadores característicos, a partir da compreensão da influência das modulações epigenéticas nessa patologia, vem sendo cada vez mais estudados como sendo uma possibilidade de auxílio no desenvolvimento de uma ação mais específica do tratamento. A metilação do DNA é o processo mais bem caracterizado dentre os três mecanismos epigenéticos envolvidos nas pesquisas relacionadas a asma. Diante desse cenário, esta revisão busca compreender o perfil de metilação do DNA envolvido no desenvolvimento de asma em crianças e avaliar a utilização dos fatores epigenéticos como biomarcadores. Para isso, foram realizadas buscas na base de dados PubMed utilizando os descritores: epigenetics, asthma, DNA methylation, histone, microRNA, biomarkers e child*, nos idiomas inglês e português, afim de realizar uma revisão sistemática da literatura seguindo o diagrama PRISMA (Preferred Report Items for Systematics Reviews and Meta Analyses), durante o período de agosto de 2021 a junho de 2022. Dessa maneira, foram incluídos 18 artigos neste estudo, os quais trouxeram informações importantes sobre os principais tipos de métodos, amostras e genes disponíveis para compreensão do perfil de metilação do DNA e utilização dos fatores epigenéticos como biomarcadores. Tendo em vista os resultados obtidos, as modulações epigenéticas apresentaram-se com um grande potencial para serem utilizadas como biomarcadores da asma infantil, porém mais estudos são necessários para melhor definir quais fatores poderão ser de fato utilizados como biomarcadores.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6095
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielle Nascimento.pdf632,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.