Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6097
Título: Papel dos microRNAs e long non-codings RNAs na hemofilia A – uma revisão sistemática
Autor(es): Santos, Emily Duarte Santana
Palavras-chave: RNAs não codificantes
Hemofilia A
NcRNA
Data do documento: Jun-2022
Resumo: A hemofilia A é uma doença hereditária ligada ao cromossomo X que leva a deficiência no fator FVIII da coagulação sanguínea, gerando um distúrbio hemorrágico. O diagnóstico da doença é realizado a partir da análise de tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA), junto com a dosagem plasmática da atividade do FVIII. O tratamento é baseado na administração regular de concentrados plasmáticos ou recombinantes do FVIII. Os RNAs não codificantes (ncRNAs) são moléculas de RNA que apesar de não codificarem proteínas, apresentam um papel importante na regulação da expressão gênica. Estudos recentes demonstram a importância e o papel desses ncRNAs em diversas patologias, incluindo a hemofilia A. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo revisar sistematicamente os principais mecanismos de regulação dos ncRNAs na hemofilia A. Utilizou-se a base de dados Pubmed/Medline para identificar associando os ncRNAs com a hemofilia A entre pacientes saudáveis (controles) e pacientes com hemofilia A, onde foram utilizados 9 artigos. Foi possível identificar dois miRNAs (miR-1246 e miR-4521) que apresentaram características de biomarcadores para hemofilia A. Os lncRNAs (NONHSAT139215.2 e NONHSAT13219.2) apresentaram interação positiva com o gene FVIII enquanto os SNPs (rs34552198, rs28857481, rs1800292, rs78327897, rs1050705 e rs6643622) apresentaram interação negativa, afetando a expressão dessas moléculas nos pacientes. Atualmente, existe uma terapia medicamentosa baseada em RNAi (RNA de intereferência) – o fitsurian - com resultados significativos em pacientes com hemofilia A. Apesar dos resultados indicarem que estas moléculas poderão atuar como medicamentos/terapias, mais estudos serão necessários para a confirmação de sua eficiência e eficácia.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6097
Aparece nas coleções:Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emily Duarte.pdf596,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.