Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6110
Título: Mudanças no padrão de atividade física e seus determinantes em participantes do estudo longitudinal de saúde do adulto (Elsa-Brasil)
Autor(es): Ladeia, Ana Marice Teixeira
Queiroz, Ciro Oliveira
Palavras-chave: Atividade Motora
Exercício
Determinantes Sociais de Saúde
Adulto
Estudo de Coorte
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: INTRODUÇÃO: Apesar de vários estudos já terem relacionado os fatores associados a atividade física, evidências de mudanças da atividade física no tempo livre ao longo de períodos de acompanhamento, bem como seus principais determinantes ainda são limitadas. OBJETIVO: Investigar os determinantes de mudanças da atividade física no tempo livre em participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). METODOLOGIA: Estudo de coorte incluindo 13,707 participantes do ELSA-Brasil. A atividade física de lazer foi medida através do Questionário Internacional de Atividade Física na sua versão longa. Variáveis sociodemográficas, ambientais, clínicas e laboratoriais foram coletadas por meio de questionários e exames específicos em dois momentos (2008-2010 e 2012-2013) com duração média de acompanhamento de 3.8±0.4 anos. O Risco Relativo bruto e ajustado e intervalo de confiança a 95% foram estimados utilizando a regressão de Poisson com variância robusta. RESULTADOS: A maior parte dos participantes eram do sexo feminino (54.6%) e tinham idade entre 35-50 anos (47.5%). Na amostra, cerca de 13% de ambos os sexos eram ativos na linha de base e tornaramse inativos, cerca de 16% inativos tornaram-se ativos, 45,0% permaneceram inativos e 26,0% permaneceram ativos após o período de acompanhamento. A escolaridade, idade, ter um ambiente propício para atividade física na vizinhança, obesidade e tabagismo influenciaram na mudança dos padrões de atividade física. CONCLUSÃO: Os determinantes sociais, ambientais e comportamentais tiveram associações mais fortes nas mudanças da atividade física e com isso podem contribuir para implantação de políticas governamentais que criem espaços públicos com ambiente adequado para prática da atividade física.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6110
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.