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Título: Vivências de lazer em famílias de crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Pondé, Milena Pereira
Lima, João Franco
Palavras-chave: Atividades de lazer
Barreiras
Família
História oral temática
Transtorno do espectro autista.
Data do documento: 17-Fev-2020
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O transtorno do espectro do autismo (TEA) tem prevalência estimada em 1% da população e tem como características o prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, além de padrões restritivos e repetitivos de comportamento, com restrição de interesses e atividades. Pessoas com TEA apresentam graus variados de dependência, podendo, em alguns casos, interferir na vida dos pais e na dinâmica familiar. Desfrutar lazer está entre os desafios para as pessoas com TEA e os seus familiares, pois algumas características desse transtorno podem repercutir diretamente no acesso ao lazer. Lazer é uma necessidade humana, um direito, tanto em âmbito nacional quanto mundial, reconhecido como um dos determinantes e condicionantes da saúde, constituindose pois como uma categoria importante para compreensão de processos de saúde. O estudo teve como objetivo analisar as vivências de lazer de famílias de crianças com TEA e tem caráter qualitativo baseado em História Oral Temática. Foram destacadas as informações referentes às seguintes categorias: valor central norteador na narrativa, estrutura da família nuclear de orientação, lazer na infância, trabalho atual e situação de vida marcante, família de procriação, apoio social, lazer antes do filho, sentimento com a chegada do filho com TEA, sentimento atual com o filho e lazer atual. Foram apresentadas as categorias que foram destacadas nas narrativas como angulares para a compreensão das possibilidades e barreiras para lazer na percepção das colaboradoras, a partir da chegada da criança com diagnóstico de TEA: apoio social como base, barreiras para fruir lazer, estratégias e facilitadores para fruir lazer. As vivências de lazer das famílias de crianças com TEA aqui analisadas estão em relação complexa com outras esferas da vida e são ricas em possibilidades de relação com saberes. Diante das barreiras para fruir lazer, as famílias estabeleceram estratégias para fazê-lo ampliando o leque de opções de lazer para as crianças e para elas próprias.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6115
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