Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6116
Título: Avaliação dos efeitos clínicos e metabólicos do uso do implante contraceptivo liberador de etonogestrel em pacientes portadoras de anemia falciforme estudo exploratório.
Autor(es): Brito, Milena Bastos
Vilas Boas, Andréa Queiroz
Palavras-chave: Anemia Falciforme
Progestágeno
Contracepção
Dor
Data do documento: 25-Out-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: INTRODUÇÃO: As mulheres com doença falciforme têm um risco aumentado de complicações relacionadas à gravidez e precisam de métodos contraceptivos seguros e eficazes para prevenir a gravidez indesejada. O implante contraceptivo liberador de Etonogestrel (ENG) é um dos anticoncepcionais mais eficazes disponíveis. No entanto, até onde sabemos, seus efeitos em mulheres com doença falciforme nunca foram descritos. OBJETIVO: Avaliar o efeito metabólico e clínico do implante contraceptivo liberador de ENG em mulheres com anemia falciforme durante doze meses. MÉTODOS: Foram incluídas mulheres com doença falciforme entre 18 e 40 anos, não-obesas, com relato de crise álgicas nos últimos três meses e sem comorbidade. Amostras de sangue foram coletadas para avaliar hemograma completo (hemoglobina, plaquetas e leucócitos), reticulócitos, perfil hepático (fosfatase alcalina, gama-glutamil transferase, amino alanina transferase, aspartato aminotransferase, bilirrubina total e suas frações), perfil lipídico (colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos), lactato desidrogenase (LDH) antes, 6 e 12 meses após a inserção do implante. As variáveis clínicas analisadas a cada 3 meses foram padrão de sangramento , pressão arterial , peso , índice de massa corpórea , intensidade e frequência das crises álgicas. RESULTADOS: Vinte e três mulheres completaram a análise. As variáveis laboratoriais analisadas não mostraram diferença entre o período basal, 6 e 12 meses após a inserção do implante. Da mesma forma as variáveis clínicas não sofreram diferença com excessão da intensidade( pré inserção:8 vs 4) pós 12 meses de inserção: p=0,005 e frequência das crises álgicas (pré inserção: 6 vs 0) pós & 12 meses de inserção: p= 0,000. CONCLUSÃO: O implante contraceptivo de liberador de ENG foi associado à uma redução da intensidade e frequência das crises álgicas relatas pelas pacientes sem alterações nos parâmetros laboratoriais pesquisados.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6116
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.