Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/612
Título: BENEFÍCIOS DA VENTILAÇÃO MECÃNICA NÃO INVASIVA (VNI) NA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS.
Autor(es): Oliveira, Juliana Leal de
Fonseca, Luciana Ferreira
Palavras-chave: Ventilação não invasiva
Oncologia
Cuidados paliativos
Data do documento: 2009
Resumo: O Câncer é uma patologia mundialmente reconhecida como um problema de saúde pública que acarreta um grande índice de mortalidade, e a depender do estágio da doença pode necessitar de cuidados paliativos. A insuficiência respiratória aguda (IrpA) é um evento comum nos pacientes oncológicos em algum momento da doença, seja pelo comprometimento pulmonar, ou mesmo decorrente do tratamento. O prognóstico é pior quando estes pacientes necessitam de intubação orotraqueal, e nesse contexto a Ventilação Mecânica Não-Invasiva (VNI) vem se mostrando como ótima alternativa em grupos selecionados de pacientes como os imunodeprimidos e com causas reversíveis de IrpA. Esta técnica tem o intuito de melhorar trocas gasosas e reduzir trabalho respiratório, promover conforto, diminuir o sofrimento humano e evitar intubação traqueal. Torna-se importante a análise das influências da VNI, bem como definição de que subgrupos melhor se beneficiariam com essa abordagem, a fim contribuir na melhora do conforto respiratório e sofrimento psíquico dos pacientes oncológicos. Para um melhor entendimento desta terapia, o presente trabalho faz uma revisão sobre os benefícios da utilização da VNI nos pacientes oncológicos em cuidados paliativos.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/612
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.Oliveira.LucianaLealde.2009.001.BAHIANA.pdfArtigo.Oliveira.LucianaLealde.2009.001.BAHIANA316,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.