Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6128
Título: Avaliação de competências durante o internato médico uma análise sobre as diferentes metodologias
Autor(es): Silva, Maria de Lourdes de Souza Lima e
Rossi, Luciana Castellani Fajardo Freire
Palavras-chave: Educação baseada em competências
Educação médica
Internato médico
Data do documento: 7-Jun-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: INTRODUÇÃO: As modificações do currículo das escolas médicas trouxeram à tona que é necessário formar um profissional comprometido com a ética, capaz de compreender o papel de fatores sociais no processo saúde-doença, a inserção do indivíduo na família, seu papel na promoção de saúde, além da comunicação adequada com o paciente e seus familiares. Nesse contexto, a necessidade de adquirir novas habilidades e com isso o uso de novas metodologias no ensino mostram que a avaliação tradicional não é capaz de avaliar o estudante na sua totalidade. OBJETIVO: Analisar a correlação entre os resultados de diferentes métodos de avaliação de competências em estudantes do Internato Médico, tendo o OSCE como avaliação de referência. METODOLOGIA: estudo transversal, descritivo e analítico, com estudantes do 5º ano do Curso de Medicina nos rodízios de Pediatria, Cirurgia, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia em uma Universidade Particular. Variáveis: dados epidemiológicos, notas de cada estudante em avaliações distintas (prova teórica, avaliação conceitual e prova habilidades) ao final de cada rodízio. RESULTADOS: Foram analisados os resultados de 198 alunos, 144 do sexo feminino (72%), com idade média de 25,8±3 anos (22-38). Nota média no OSCE 7,6 ± 0,8(5,2-9,3) e mediana 7,7[7,1-8,2]. Média global cognitiva 7,0±0,7 (4,2-8,8) e mediana 7,0[6,6- 7,6]. Média global habilidades 8,6±0,6 (6,2-9,8) e mediana 8,6[8,2-9,0]. Média global atitudinal 9,3±0,3(7,4-10,0) e mediana 9,4[9,0-9,4]. Na correlação com o OSCE, foi encontrado uma correlação positiva com a nota global cognitiva r= 0,29 p<0,01, com a nota global habilidades r= 0,26 p<0,01, e com a nota global atitudinal r= 0,38 p<0,01, e com a nota final ponderada r=0,38 p<0,01. CONCLUSÃO: O rendimento do aluno nas diversas avaliações é diretamente proporcional ao rendimento do mesmo no OSCE, existindo forte correlação com a avaliação conceitual, e correlação moderada com avaliação cognitiva e de habilidade. OSCE é padrão-ouro nas avaliações de competências, porém sua complexidade torna-o inexequível rotineiramente. As avaliações utilizadas nesse estudo, com diferentes objetivos educacionais, demonstraram relevância estatística e podem ser usadas, em conjunto, como ferramentas de mais fácil acesso pelos professores da graduação médica.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6128
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.