Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6134
Título: Estudo tomográfico do seio maxilar
Autor(es): Fernandes, Atson Carlos de Souza
Farias, Illa Oliveira Bitencourt
Palavras-chave: Tomografia computadorizada de feixe cônico
Seio maxilar
Levantamento do assoalho do seio maxilar
Complicações intraoperatórias
Data do documento: 30-Jun-2021
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A ruptura da membrana sinusal é uma ocorrência transoperatória comum durante a cirurgia de levantamento do assoalho do seio maxilar. Objetivo: Verificar os métodos de conduta durante a ruptura da membrana sinusal que oferecem os melhores resultados clínicos. Material e Métodos: As bases de dados Google Scholar e PubMed (MEDLINE) foram pesquisadas de abril a junho de 2020 para artigos publicados entre 2016 e abril de 2020 com os termos “cone-beam computed tomography”, “maxillary sinus”, “sinus floor augmentation” e “intraoperative complications”. Essa revisão sistemática foi realizada de acordo com a metodologia PRISMA. A qualidade dos estudos incluídos foi avaliada pelo índice MINORS. Resultados: As combinações dos termos de pesquisa resultaram em 724 títulos. Quatro estudos preencheram os critérios de inclusão com 330 pacientes que necessitaram de enxerto na região posterior de maxila com altura óssea residual <5 mm. Os estudos contemplaram 394 cirurgias de levantamento de seio via janela lateral. Um total de 114 casos de perfuração da membrana sinusal (28,93%) foram incluídos, com 88 casos (77,19%) identificados como sucesso, 7 casos (6,14%) relatando falhas na integração do enxerto e 19 casos (16,67%) de perfuração não foram avaliados quanto ao sucesso/fracasso. Dentre os métodos mais citados para manejo da ruptura de membrana sinusal, as técnicas de sutura da membrana, membranas de colágeno, fibrina rica em plaquetas ou não reparo da perfuração foram bem-sucedidas. Conclusão: Apesar do sucesso associado às modalidades terapêuticas para ruptura da membrana sinusal, não existe consenso na literatura sobre a técnica com melhor resultado.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6134
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Illa Oliveira Bitencourt Farias - Estudo tomográfico do seio maxilar - 2021.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.