Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6139
Título: Associação entre qualidade do sono, sonolência excessiva diurna e atenção concentrada em estudantes de medicina
Autor(es): Salles, Cristina
Silva, Alexandra Noemi
Palavras-chave: Sono
Sonolência
Atenção
Estudantes de medicina
Data do documento: 3-Set-2020
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A atenção subsidia a construção do conhecimento e sua qualidade está relacionada ao estado de vigília. Desta forma, alterações da qualidade do sono podem ocasionar sintomas com prejuízos cognitivos e fisiológicos significativos, interferindo no comportamento acadêmico e social entre os universitários, em especial entre os acadêmicos de medicina. Objetivo: Avaliar a associação entre a qualidade do sono, sonolência excessiva diurna e atenção concentrada. Material e métodos: estudo transversal, com 195 acadêmicos do 1º e 2º ano do curso de medicina, de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos. A coleta de dados ocorreu entre maio e junho de 2019. Para avaliação das variáveis principais, foram utilizados três instrumentos autoaplicáveis: o teste de atenção concentrada (TEACOFF), o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP-Br), que avalia a qualidade do sono e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Para as análises descritivas, foram utilizadas média e desvio padrão para as variáveis numéricas e frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas. Para as análises comparativas e de associação, foram aplicados os testes de correlação de Pearson e Teste t, para amostras independentes, ANOVA, Qui-quadrado e Teste Exato de Fisher, conforme o nível de complexidade das variáveis. Valores de p < 0,05 foram considerados estatisticamente significativos. Resultados: A amostra foi composta de 69,7% de mulheres e a média de idade dos participantes foi de 20,09 anos (±2,14). Observouse que 169 (86,7%) participantes apresentaram distúrbio da qualidade do sono, 91 (46,7%) apresentaram sonolência excessiva diurna e 70 (35,9%) obtiveram escore compatível com distúrbio de atenção concentrada. A análise entre as variáveis demonstrou associação estatisticamente significativa entre a qualidade subjetiva do sono e “sonhos ruins” (p<0,001), com “uso de medicamento” (p<0,022) e com “disfunção diurna” (p<0,001) . A verificação de relação com a sonolência excessiva diurna, demonstrou associação estatisticamente significativa com o componente 7 “Disfunção diurna” (p<0,001) e com o componente 3 “Duração do sono” (p<0,036). A análise de correlação entre os percentis obtidos no teste de atenção concentrada, o escore global do índice de qualidade do sono de Pittsburgh (IQSP-Br) e o escore global da escala de sonolência de Epworth (ESE-Br), assim como entre os componentes da qualidade do sono, não apresentaram significância estatística. Conclusão: A ausência de correlação entre a qualidade do sono, sonolência excessiva diurna e a atenção concentrada demonstrou que a população estudada conseguiu preservar o nível de atenção concentrada acima da média, ainda que apresentem distúrbios na qualidade do sono e sonolência excessiva diurna, sugerindo que esta população pode ter utilizado os demais tipos de atenção, superando os sintomas advindos da má qualidade do sono.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6139
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.