Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6146
Título: Implante de cateter para diálise peritoneal, comparação entre duas técnicas percutânea e convencional
Autor(es): Cruz, Constança Margarida Sampaio
Carvalho, Túlio Coelho
Palavras-chave: Diálise peritoneal
Implante de tenckhoff
Nefrologista intervencionista
Cirurgião geral
Data do documento: 25-Mai-2020
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Introdução: A diálise peritoneal (DP) é uma modalidade bem estabelecida de terapia renal substitutiva, que tem como princípio para seu bom funcionamento a garantia de acesso à cavidade peritoneal. A técnica de implante do cateter de DP deve ser segura, além de proporcionar o mínimo de inconveniência para o paciente, agilidade para o serviço, e poucas complicações. Objetivo: Avaliar o impacto da realização de implante de cateter peritoneal por nefrologista através da técnica percutânea nas taxas de infecção precoce comparando os resultados com a técnica convencional. Métodos: Estudo transversal dos pacientes que realizaram implante de cateter peritoneal no período de janeiro 2012 a março 2017. Os implantes foram realizados pelo cirurgião geral no hospital Dom Pedro pela técnica convencional com laparotomia e pelo nefrologista na clinica Senhor do Bonfim pela técnica percutânea. Foi considerada infecção precoce a presença de Peritonite, Tunelite e Infecção do orifício em menos de um mês após da cirurgia. Resultados: No período foram analisados 216 procedimentos. Os pacientes atendidos pelo cirurgião e realizaram a técnica convencional tiveram uma odds ratio (OR) de 2,430 IC95%[1,047- 5,642] vezes maior de ter infecção precoce comparados com a técnica percutânea. Os pacientes que realizaram o implante pela técnica convencional tiveram uma OR de 4,004 IC95%[1,475-10,868] vezes maior de reabordagem que os pacientes implantados pela técnica percutânea. Os resultados revelaram o aumento da prevalência de diálise peritoneal após entrada de um nefrologista treinado com a técnica percutânea a partir de 2014 (p<0,0001). Conclusão: A natureza retrospectiva deste estudo, assim como o fato dos cateteres implantados pela técnica percutânea serem mais recentes do que aqueles implantados pela técnica cirúrgica, impede a conclusão de que uma técnica seja superior à outra. Entretanto os resultados aqui apresentados reforçam as evidências geradas por outros pesquisadores, de que nas mãos de nefrologistas ou cirurgiões cuidadosos e treinados para tal procedimento, a técnica percutânea associa-se a menores taxas de infecções precoces e reabordagens quando comparada à técnica convencional.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6146
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.