Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6147
Título: Desenvolvimento de um dispositivo automatizado para o procedimento da exanguíneotransfusão
Autor(es): Barbosa, Josiane Dantas Viana
Frota, Patricia Quariguazy Da
Palavras-chave: Doença Hemolítica do Recém-Nascido
Eritroblastose Feta
Icterícia Neonata
Kernicterus
Transfusão Total
Data do documento: 6-Set-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A Doença Hemolítica do Recém-Nascido – DHRN, consiste na hemólise eritrocitária fetal devido à sensibilização dos anticorpos maternos através da via placentária. É a patologia mais frequentemente encontrada em pacientes neonatais. Aproximadamente 98% dos casos de aloimunização materna por antígenos eritrocitários são devido ao fator RhD. A fototerapia se apresenta como a primeira escolha no tratamento da icterícia neonatal. A exsanguíneotransfusão constitui a terapia instituída para o tratamento da icterícia neonatal grave. Este estudo teve como objetivo desenvolver um dispositivo automatizado para realização do procedimento da exsanguíneotransfusão. A metodologia foi desenvolvida em quatro etapas: A primeira está relacionada à busca de referenciais teóricos baseados em artigos científicos e livro-textos, sobre a terapêutica transfusional no recém-nascido. A segunda etapa na elaboração do dispositivo constituiu de itens relacionados à sua montagem e estruturação. A terceira etapa foi relacionada às programações de funcionamento do dispositivo com inclusão de programações específicas relacionadas à execução do procedimento. E por último, na quarta etapa, foram realizados testes simulando o propósito da troca da volemia no ciclo total realizado no procedimento da exsanguíneotransfusão. Resultados mostraram que foi possível montar, simular e realizar a automação do dispositivo, desenvolvido para o procedimento da exsanguíneotransfusão de forma prática, segura e eficaz na terapêutica clínica relacionada à DHRN.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6147
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.