Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6149
Título: “Mineralizações pulpares análise morfológica através de microscopia eletrônica de varredura e quantificação química através de espectroscopia de energia dispersiva de raios x”
Autor(es): Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto
Fernandes, Marcos Vinicius Cook
Palavras-chave: Obturação do canal radicular
Preenchimento do canal radicular
Periodontite apical
Lesão periapical
Reparo periapical
Cura periapical
Desfecho endodôntico
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A obturação do canal radicular tem sido considerada um fator decisivo no sucesso do tratamento endodôntico. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar estudos em animais que utilizaram parâmetros histopatológicos para determinar a influência da obturação do canal radicular no processo de reparo da periodontite apical. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scielo, Science Direct e BBO, utilizando palavras-chave indexadas e não indexadas. Foram considerados artigos publicados no período de 2003 a 2019 e aplicados critérios de inclusão e exclusão para seleção dos artigos. Cinco artigos atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos para análise qualitativa na revisão sistemática. A obturação do canal radicular, no que diz respeito ao seu limite apical, pode influenciar o reparo da periodontite apical, quando há presença de bactérias remanescentes no interior do canal. O uso de cimentos endodônticos com propriedades antimicrobianas não foi efetivo na eliminação de bactérias residuais do canal radicular e na reparação completa da periodontite apical.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6149
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.