Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/62
Título: Mobilidade e independência funcional em hemiplégicos pós - Acidente Vascular Encefálico
Autor(es): Matos, Marcos Antonio de Almeida
Ladeia, Ana Marice Teixeira
Sá, Katia Nunes
Baptista, Abrahão Fontes
Gusmão, Cristiane Aguiar
Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico
Incapacidade
Limitação da mobilidade
Data do documento: 14-Ago-2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: Os indivíduos com sequela de Acidente Vascular Encefálico (AVE) apresentam alterações motoras e sensitivas que interferem em sua independência funcional e mobilidade. O objetivo deste estudo foi correlacionar a mobilidade com a independência funcional em pessoas com sequelas de AVE. Os 19 participantes do estudo foram avaliados através da Medida de Independência Funcional (MIF) e do Timed Up and Go (TUG). A análise descritiva dos dados foi realizada através de porcentagem, média e desvio padrão além de utilizar o teste de Correlação de Pearson para correlacionar as variáveis em estudo. Na análise da independência funcional observou-se que 52,6% dos indivíduos necessitaram de 25% de auxílio na realização das atividades cotidianas. Em relação à mobilidade, obteve-se que 63,1% dos participantes necessitaram de mais de 20 segundos para realizar o Timed Up and Go. Houve uma correlação negativa (r= -0,6) entre a funcionalidade e a mobilidade nos indivíduos com sequela de AVE (p<0,05). Conclui-se que o desempenho funcional do indivíduo sequelado por AVE está relacionado ao nível de mobilidade.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/62
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE AGUIAR GUSMÃO.pdf942,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.