Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/652
Título: Avaliação das demandas funcionais em pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Autor(es): Baldoino, Aline Silva
Lôbo, Carine Lordello
Guedes, Lorena Barreto Arruda
Neves, Robson da Fonseca
Palavras-chave: avaliação
funcionalidade
cirurgia cardíaca
Data do documento: 2009
Resumo: Objetivo: Averiguar quais as demandas funcionais apresentadas por pacientes submetidos à cirurgia cardíaca internados na unidade de terapia intensiva a partir da avaliação e quantificação dos possíveis graus de deficiência, de limitação de atividades, de restrição de participação e existência de barreiras ambientais associados à esta. Métodos: Estudo de coorte transversal, realizado no período de junho e julho de 2009, com amostra correspondente a 18 pacientes submetidos a cirurgia cardíaca, 72,2% do sexo masculino e 27,8% do sexo feminino, com idade média de 61,4 ± 13,3 anos. A avaliação constou do levantamento de dados pessoais e clínicos e aplicados códigos específicos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde no dia da alta da UTI. Resultados: Pode-se analisar através das tabelas que as principais demandas funcionais encontradas após cirurgia cardíaca, em ordem decrescente, foram: deficiência nas estruturas pulmonares avaliada pelo exame radiológico, limitação de andar a distâncias curtas por dor em membros inferiores ou aumento do esforço físico, deficiência na função do sistema imunológico (infecção), limitação nas atividades de transferência por apresentar dispnéia, deficiência de defecação, da qualidade e quantidade do sono pelo barulho da UTI e pelo constante posicionamento em decúbito dorsal, marcha e dor no peito. Conclusão: Pacientes submetidos à cirurgia cardíaca apresentaram deficiências na funcionalidade. Assim, a avaliação de forma minuciosa é viável através da adoção de códigos da CIF e possibilita aos profissionais envolvidos com o processo de reabilitação melhorar a qualidade da avaliação e, conseqüentemente, da intervenção, a partir do perfil funcional específico de cada paciente.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/652
Aparece nas coleções:Fisioterapia Hospitalar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.Baldoino.AlineSilva.2009.001.BAHIANA.pdfArtigo.Baldoino.AlineSilva.2009.001.BAHIANA245,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.