Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6707
Título: Bruxismo do sono na infância
Autor(es): CARNEIRO, Laíza Lucas Figueiredo
Palavras-chave: distúrbios do sono
bruxismo do sono
odontopediatria
Data do documento: 2019
Resumo: Algo que vem sendo muito relatado pela literatura, é a grande importância do sono na vida diária do ser humano. E quando falamos em crianças, ele se torna ainda mais importante, por também estar relacionado ao desenvolvimento físico e psicológico das mesmas, influenciando inclusive no comportamento, e aprendizado delas. Sendo assim, distúrbios do sono em crianças podem trazer muitas consequências indesejáveis e prejudiciais. Há relatos na literatura, de uma relação direta do sono com a aprendizagem, atenção e memória das crianças, entretanto, são poucos os estudos que mostram o grau de informação dos pais e responsáveis, sobre as consequências dos distúrbios do sono para o desenvolvimento delas. O bruxismo do sono é descrito como um hábito parafuncional, que tem como características o ranger, ou apertar dos dentes enquanto o indivíduo encontra-se dormindo, ou em estado de vigília. Esse distúrbio não apresenta uma etiologia única, sendo assim, o seu tratamento deve ser individualizado e composto por diferentes especialidades, tentando identificar a principal causa do desenvolvimento desse distúrbio, de acordo com os sinais e sintomas de cada paciente. Com base na revisão da literatura, esse trabalho tem o objetivo de trazer uma discussão dos principais fatores etiológicos, das consequências, diagnóstico, e dos possíveis tratamentos para o bruxismo do sono em crianças.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6707
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAÍZA LUCAS FIGUEIREDO CARNEIRO.pdf204,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.