Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6710
Título: Sorriso gengival e bichectomia no contexto da harmonização orofacial: relato de caso
Autor(es): LIMA, Nathalie Azevedo
Palavras-chave: estética
facial
gengivoplastia
periodontia
Data do documento: 2019
Resumo: A estética facial é a associação entre fatores e proporções. Para uma harmonia facial faz-se necessário que haja uma proporção adequada dos terços faciais, além de uma concordância entre face, lábios e sorriso. Essas estruturas devem apresentar um contorno adequado, respeitar as proporções faciais, um tamanho satisfatório, uma posição adequada e que os limites de exposição dos dentes e de tecido gengival estejam de acordo com os propostos pela Odontologia. Atualmente, existem diversos procedimentos para intervir nesses desajustes que apresentam fatores etiológicos musculares, esqueléticos e/ ou gengivais provocando uma falta de harmonia do sorriso. A proposta desse trabalho é relatar o caso de uma paciente que apresentou insatisfação com o sorriso gengival e desproporção dos terços faciais, diagnosticada segundo a classificação de angle: classe II, 1ª divisão. Apresentando um excesso vertical de maxila, conseguinte, exposição gengival acentuada e alteração de zênites gengivais. Para a minimização dessas desproporções, realizou-se a intervenção cirúrgica de aumento de coroa clínica com a finalidade de alcançar um resultado satisfatório e um sorriso esteticamente “agradável”. Além disso, foi realizada a bichectomia para se obter um melhor volume e um contorno facial mais harmônico. Descrevendo alternativas terapêuticas e protocolos para se alcançar um perfil esteticamente mais favorável, harmonioso.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6710
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIE AZEVEDO LIMA.pdf785,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.