Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6713
Título: A percepção dos fomandos de odontologia sobre o estágio supervisionado no Sistema Único de Sáude (SUS)
Autor(es): ANUNCIAÇÃO, Marcelo dos Santos
Palavras-chave: Educação em Odontologia
Sistema Único de Saúde
Atenção Primária em Saúde
Data do documento: 2019
Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo ordenamento da formação de recursos humanos na área da saúde. Para além das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2002, foram criados programas interministeriais indutores de mudanças. A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) foi contemplada com um desses programas, o PET SAÚDE GraduaSUS (2016-2018). A principal ação do grupo de Odontologia nesse projeto foi a formação de preceptores. Esse estudo tem como objetivo conhecer aa percepções dos formandos do curso de Odontologia da EBMSP durante a vivência no Estágio Supervisionado em Unidades de Atenção Primária em Saúde de Salvador-BA. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, com a utilização de grupo focal e participação de 32 formandos. As categorias de análises foram: 1. A contribuição do estágio para formação profissional; 2. Os desafios da preceptoria; 3. As lacunas do Serviço de Saúde e do componente curricular de Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva. Esse estudo observou que: A vivência do estágio na APS fortaleceu a autonomia e humanização. Permitiu a ressignificação da visão estigmatizada sobre o SUS. A preceptoria é o elo mais forte na integração ensino-serviço, com notável dedicação dos profissionais, mas que se encontram desmotivados. O Serviço de Saúde apresenta deficiências estruturais e de insumos que impactam na qualidade do estágio, mas que foram contornados na maioria dos casos, pela maioria dos preceptores. O processo de monitoramento do estágio e a relação entre preceptores e docentes necessita de cuidados.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6713
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO DOS SANTOS ANUNCIAÇÃO.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.