Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6716
Título: Influência da periodontite na composição do leite materno
Autor(es): OLIVEIRA, Lais Fernanda Fonseca de
Palavras-chave: Doença periodontal
Periodontite
Leite materno
Mediadores da informação
Data do documento: 2019
Resumo: Aleitamento materno constitui auxílio para maturidade imune do neonato, além de servir de fonte nutricional, fatores bioativos e microrganismos, contribuindo para proteção contra as infecções e crescimento do bebê. A doença periodontal (DP) é caracterizada por resposta imunoinflamatória do hospedeiro frente à agressão microbiana, resultando na destruição dos tecidos de suporte. Sabe-se que mediadores inflamatórios da infecção periodontal podem agir localmente e à distância, sendo capazes de intervir no parto prematuro e/ou de baixo peso ao nascer, através da via hematogênica. Sabendo-se que a resposta inflamatória pode provocar aumento plasmático de leucócitos,resultando em aumento de células e citocinas secretadas no leite materno (LM), após o parto, a DP poderia influenciar também a qualidade nutricional e imunológica do LM. Este trabalho objetivou revisar a literatura a respeito da associação entre a DP e alterações na composição do LM, buscando embasar cientificamente a plausibilidade biológica desta relação. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed/Medline e Scielo, de trabalhos publicados preferencialmente nos últimos 10 anos. Não há estudos quanto à influência da periodontite na composição do LM, mas achados na literatura revelam que infecções locais e à distância, podem intervir neste, com aumento da lipólise e mediadores inflamatórios, os quais diminuem ao longo da lactação, sendo seus altos níveis associados a presença de infecções sistêmicas. Perante a capacidade de provocar endotoxemia e aumento de níveis séricos de mediadores inflamatórios alterando a resposta sistêmica, seria plausível sugerir que a periodontite possa alterar também a qualidade do LM fornecido ao recém-nascido.
URI: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/6716
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAIS FERNANDA FONSECA DE OLIVEIRA.pdf910,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.