Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/676
Título: Benção da equipe de enfermagem na prevenção de acidentes e segurança do paciente
Autor(es): Dórea Júnior, Eduardo Francisco
Santos, Milene Machado
Rocha, Thaiana Carvalho da
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva
Prevenção de Acidentes
Segurança do Paciente
Data do documento: 2015
Resumo: Introdução: Os serviços de saúde para melhor desenvolver sua assistência necessitam do comprometimento dos diversos tipos de profissionais, que se relacione com os diferentes serviços articulando seus conhecimentos e ações. Denomina-se segurança do paciente a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. A unidade de terapia intensiva (UTI) apresenta-se como um ambiente onde as condições clínicas do paciente são críticas sendo assim um ambiente de maior risco. Objetivos: objetivo geral discutir o papel da equipe de enfermagem na UTI como agente de prevenção de eventos adversos para a segurança do paciente e como objetivos específicos: relatar os fatores que interferem na segurança do paciente e descrever as ações da enfermagem para minimizar possíveis riscos na assistência prestada.Método: Trata-se de um estudo bibliográfico de caráter sistemático, qualitativo, abordando com fontes oficiais divulgadas e produzidas pelo Ministério da Saúde e publicações de autores que abordavam a atuação da enfermagem frente a prevenção de riscos no ambiente da UTI. Referencial: a análise dos dados foi realizada no período de agosto a dezembro de 2014. Após a escolha da temática realizou-se uma busca de dados em bases individuais junto à bibliográfico em sites eletrônicos gratuitos, publicados na base de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), LILACS (Literatura Latino Americana em Crônicas de Saúde), Coren-SP. Conclusão. Muito vem se abordando sobre a implantação de ações eficazes na tentativa de diminuir o número de eventos adversos nos serviços de saúde, principalmente na terapia intensiva. Entretanto, é uma questão complexa, multifatorial e com muitos desafios a serem superados.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/676
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Segurança do Paciente.pdf101,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.