Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/700
Título: Terapia fotodinâmica associada ao debridamento periodontal em pacientes com eriodontite crônica severa
Autor(es): Tunes, Urbino da Rocha
Ribeiro, Érica Del Peloso
Bittencourt, Sandro
Tunes, Urbino da Rocha
Souza, Sandro Bittencourt
Macedo, Guilherme de Oliveira
Trindade, Soraya Castro
Ribeiro, Érica Del Peloso
Balata, Maybel Lages
Palavras-chave: Terapia fotodinâmica
Periodontite crônica
Raspagem subgengival
Data do documento: 2010
Editor: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Resumo: O tratamento convencional da doença periodontal é realizado pela raspagem e alisamento radicular (RAR). No entanto, este procedimento apresenta limitações como, dificuldade de acesso a áreas de furcas, bolsas profundas e sítios distais de molares. Nesse sentido, a terapia fotodinâmica (TFD) poderia ser benéfica, pois não induz resistência bacteriana e surge como um método de redução microbiana por necrose celular, por meio da associação de uma fonte de luz (laser) e um agente fotossensibilizante. Esta técnica apresenta mínimos efeitos colaterais e sistêmicos, sendo capaz de aumentar o conforto do paciente reduzindo a necessidade de retalhos, o tempo de tratamento e o risco de bacteremias. A despeito dessas qualidades, estudos clínicos controlados ainda são requeridos para que se estabeleça um protocolo de uso da TFD que seja efetivo, seguro e que proporcione benefícios significativos quando comparado à terapia convencional. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos da TFD como adjuvante ao tratamento periodontal não-cirúrgico.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/700
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Maybel Lages Balata.pdf745,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.