Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/711
Título: A enfermagem frente as complicações do cateterismo cardíaco
Autor(es): Sampaio, Michelle Suzy
Costa, Priscila da Siva Sant'Ana
Gomes, Maria de Lourdes de Freitas
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Cateterismo cardíaco
Angioplastia
Angiografia e complicações
Data do documento: 2016
Resumo: O estudo fala sobre o tema a enfermagem frente as complicações do cateterismo cardíaco que é um procedimento invasivo onde é introduzido um cateter nas artérias ou veias periféricas sob anestesia local. As artérias preferencialmente são as femorais ou radiais, sendo que a radial tem menor incidência de complicações. Objetivo do estudo é descrever as complicações no Cateterismo Cardíaco diagnóstico e terapêutico e identificar a assistência de enfermagem prestada aos pacientes com vistas ao conhecimento e à prevenção destas complicações. Método: As buscas foram feitas nas seguintes bases de dados: (Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados para a busca dos textos os seguintes descritores ou combinações: cuidados de enfermagem, cateterismo cardíaco, angioplastia, angiografia e complicações. A pesquisa se deu entre julho e agosto de 2016. Conclusão: Verifica-se com a realização dessa pesquisa que a incidência de complicações referentes ao cateterismo cardíaco é baixa se comparado à quantidade de procedimentos realizados. Isso se deve à utilização cada vez maior da artéria radial para a punção.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/711
Aparece nas coleções:Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PRISCILA E MICHELE final.pdf116,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tcc.pdf56,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.