Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.bahiana.edu.br:8443/jspui/handle/bahiana/74
Título: Qualidade de Vida em Crianças com Bexiga Hiperativa tratadas com a Eletroestimulação Transcutânea Parassacral
Autor(es): Garboggini, Patrícia Virgínia Silva Lordêlo
Vaz, Maricelle Melo Tavares
Palavras-chave: Qualidade de Vida
Bexiga Hiperativa
Crianças
Eletroestimulação Parassacral
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Medicina e Saúde Pública
Resumo: A eletroestimulação parassacral é uma intervenção eficaz na resposta clínica a curto e longo prazo em pacientes pediátricos com bexiga hiperativa (BH), no entanto, não há estudos analisando a influência da neuromodulação em um desfecho clínico relevante como a qualidade de vida (QV). Objetivos: Avaliar a QV de crianças com bexiga hiperativa (BH), assim como, avaliar a resposta do desfecho clínico qualidade de vida após tratamento com a eletroestimulação transcutânea parassacral nestas crianças. Método: O estudo constou de duas etapas. Na primeira, foi realizada uma análise comparativa da QV de crianças com idade entre 4 e 12 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de BH e o grupo controle composto por crianças sem sintomas miccionais. Participaram do estudo 62 crianças, constando 31 em cada grupo. Para análise da QV, foi utilizado o questionário AUQEI, instrumento genérico, auxiliado por um suporte de imagens, sendo respondido pela própria criança. Na segunda etapa, realizou-se uma avaliação da QV nas crianças com diagnóstico de BH tratadas com a eletroestimulação, antes do início do tratamento e após o término da última sessão da eletroestimulação, analisando se houve melhora, piora ou quadro inalterado do escore total de QV, e sendo o próprio paciente controle de si mesmo. Resultados: Na avaliação comparativa da QV das crianças com e sem BH mostrou-se que: Crianças com BH apresentaram maior prejuízo na qualidade de vida do que as do grupo controle (45,2% VS. 22,6%), respectivamente. Os resultados decorrentes da análise da média dos escores totais, comparando crianças com e sem BH foi de 49,23±7,85 e 52,71±7,39, respectivamente, sendo que o domínio autonomia representou maior influência (p=0,00). Já na análise das crianças com diagnóstico de BH tratadas com a eletroestimulação parassacral, houve um aumento significativo entre os valores do escore total do AUQEI pré e pós-tratamento de 49,44±6,83 para 53,72±6,61, respectivamente, (p=0,00). Havendo associação entre a resolução completa da sintomatologia e a melhora da QV dessas crianças. Avaliando cada domínio do questionário AUQEI isoladamente, antes e após a eletroestimulação, alcançou-se significância nos resultados referentes aos domínios autonomia e família (p=0,02 e p=0,05, respectivamente). Conclusão: Crianças com BH apresentam maior prejuízo na QV quando comparadas com crianças sem sintomas miccionais, contudo, após o tratamento com a eletroestimulação houve uma modificação positiva a curto prazo no escore total da QV.
URI: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/74
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maricelle Melo Tavares Vaz.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.